Minha Abordagem

“Tudo pode ser tirado do homem, salvo a última das liberdades humanas: Escolher sua atitude diante de qualquer circunstância.” Viktor Frankl

Qual é a minha abordagem?

Cada psicólogo segue uma corrente principal que o auxilia em suas práticas. A minha abordagem teórica é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). A TCC é uma abordagem baseada em evidências científicas que combina conceitos do behaviorismo radical com teorias cognitivas.

Com a TCC, aprendemos que nossas reações emocionais e comportamentais são geradas pela forma como nós interpretamos os eventos. Por isso observamos junto com a(o) cliente como ela(e) enxerga, sente, pensa e reage à uma situação que gera desconforto ou dor psicológica (ou mesmo física).

O objetivo principal da TCC é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que nos causam mal-estar psicológico e que nos impedem de progredir e nos sentir melhores. Durante nossas vidas, aprendemos a pensar de certas formas desadaptativas, por isso aprendemos na terapia técnicas a ressignificar essas percepções de forma mais realista e resiliente. A TCC trata diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

Na minha prática, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem a vida do imigrante como um todo, como relacionamentos interculturais, dificuldades na adaptação, choque cultural, dificuldades no aprendizado de línguas, escolhas profissionais, enfrentamento à xenofobia, assertividade social diante de uma nova cultura, luto, separações, medos ligados à vida longe do Brasil, perdas, estresse, dificuldades de inserção, dificuldades relacionais, desenvolvimento pessoal e muitos outros.

Para complementar minha prática, também me aprimoro na Psicologia Intercultural, que estuda a relação entre cultura(s) e psicologia do ser humano, e particularmente os efeitos psicológicos das interações culturais prolongadas. Mais especificamente, me interesso em como a cultura influencia o comportamento e a percepção que as pessoas têm, não só do mundo e dos outros, mas também delas mesmas.

Qual é o foco do meu trabalho?

É facilitar um processo terapêutico para que a(o) cliente possa potencializar sua estadia fora do Brasil de forma psicologicamente saudável e próspera. Através da terapia, trabalhamos vários aspectos que tocam a vida do imigrante.

Você é convidada(o) a falar sobre tudo o que toca a sua história: Adaptação, emoções, aprendizado de línguas, diferenças culturais, expectativas, perda do status profissional, anseios e medos, relações familiares, relacionamentos interculturais, reorientação de carreira, dificuldades, mas também alegrias, progressos, aprendizados, e uma infinitude de outros acontecimentos e percepções.

A palavra é livre, é você quem conduz seu processo terapêutico, e eu estou ali para colaborar na sua jornada.

Se você tiver qualquer outra dúvida, fique à vontade para me enviar uma mensagem aqui.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar...