Como ser psicóloga na França
Olá, imigrandes e futuras(os) imigrandes!
Quero dar as boas vindas e te dizer que este post é muito especial, pois é o primeiro post do meu blog.
Claro que eu teria que começar respondendo uma das perguntas que mais recebo no meu inbox, que é: Como ser psicóloga(o) na França?
A primeira informação importante é que psicólogo, na França, é uma profissão regulamentada pelo Ministère de l’enseignement supérieur, de la recherche et de l’innovation. Isso quer dizer que é estritamente proibido fazer uso desse status profissional sem o devido título (diferentemente de terapeuta, psychopracticien, psicanalista, entre outros). A usurpação do título de psicólogo é um delito par l’article 433-17 du Code pénal, soit un an d’emprisonnement et 15 000 euros d’amende.
Isto dito, para responder de forma simples e didática, iremos dividir este post em 3 partes:
- Quais são os requisitos para se tornar psicólogo na França?
- Tem como validar o meu diploma do Brasil para exercer na França?
- Como estudar Psicologia na França?
1. Quais são os requisitos para se tornar psi na França?
Para ter o título que te permite atuar como psicólogo (independente da área), você basicamente precisa de:
- 5 anos de estudo de Psicologia (equivalente a um BAC 5+) numa instituição de ensino superior. Somente uma licence 3+ em Psicologia não autoriza o uso do título de psicólogo. Somente um mestrado (M1 + M2) em Psicologia também não. Você precisa ter estudado 5 anos de Psicologia (ou fazer validation d’acquis desses anos, mas isso é assunto para outro post) ;
- Mínimo de 300 horas de estágio supervisionado por um psicólogo que atua há pelo menos 3 anos ;
- Ter escrito um trabalho de conclusão de curso (mémoire) na área de Psicologia.
Esses são os requisitos principais. Você pode adquirí-los através de alguns caminhos diferentes, que eu explicarei nos próximos parágrafos, mas a grande maioria passa por 3 anos de licence + 2 anos de Master em Psicologia, com raras excessões de alguns institutos católicos e outras organizações que formam psicólogos na França.
2. Tem como validar o meu diploma do Brasil?
Tem sim, esse foi o processo que eu fiz e ele é relativamente fácil quando comparado à validação de muitas outras profissões no território francês. A boa notícia é que, se você tem os requisitos citados no ponto 1, você pode validar diretamente o seu diploma sem ter que retomar estudos e sem provar nenhum nível de francês (pasme).
Para validar, você vai precisar acessar o site do Ministère de l’enseignement supérieur, de la recherche et de l’innovation e verificar os procedimentos a serem realizados. Eles pedem uma lista de documentos para examinar os seus estudos e as suas práticas. Esses documentos formam um grande dossiê que será mais tarde analizado pela comissão de reconhecimento dos diplomas estrangeiros (La commission de reconnaissance des diplômes étrangers) do setor de Psicologia. Os documentos são:
1 Documento de identidade
2 Curriculum vitae
3 Diploma (ou atestado de fim de curso) de psicologia e todo diploma extra da área
4 Histórico de notas
5 Atestação indicando: (a) Duração da formação, (b) o conteúdo dos estudos e (c) a carga horária de cada uma das matérias ensinadas
6 Atestações do(s) estágio(s) práticos validados no quarto e quinto anos de estudos
7 Atestação de autorização de exercício como psicóloga(o) no Brasil
8 Capa, índice e resumo do seu TCC ou da sua tese
8 bis – Seu TCC completo, na língua portuguesa e sem tradução
9 Carta explicativa se você não possui um dos documentos solicitados
O processo é online, gratuito e a comissão é realizada 4 vezes ao ano por um grupo de professores-pesquisadores e representantes da profissão.
Atenção: Alguns dos documentos requerem tradução juramentada! Se você quiser saber um pouco mais sobre o processo, mais detalhes sobre os documentos e traduções a serem realizadas, clique aqui. Para visitar a página completa do Ministério que explica detalhadamente sobre o processo, clique aqui.
Somente a validação do seu diploma não te autoriza a atuar diretamente. Você ainda precisa adquirir o seu número Adeli para atuar (como se fosse um CRP da França, mas comum a todos os profissionais da saúde). Se você tem interesse em saber como funciona o processo, comente abaixo para eu saber e fazer um novo post sobre isso.
Para saber mais detalhes de como foi o meu processo, clique aqui e veja meu vídeo sobre.
3. Como estudar Psicologia na França?
Estudar Psicologia na França é possível através de diferentes caminhos: Ou você pode validar parte do que você estudou no Brasil (mesmo que você não tenha terminado o curso de Psicologia) e começar no segundo, terceiro, quarto ano ou quinto ano, ou você pode começar desde o primeiro ano de faculdade, a licence 1.
O meu caso foi o primeiro (fiz mestrado aqui – M1 e M2) e eu já apliquei diretamente com as faculdades aqui pois eu já morava aqui como fille au pair (um intercâmbio de babá e aprendizado da língua). Para o segundo caso, eu infelizmente não tenho muitas informações pois não passei pelo processo, porém irei deixar o site onde você pode buscar informações.
Se você estiver no Brasil (ou na França com visto de turista), você precisa aplicar para os estudos através da plataforma Campus France, responsável pela mobilização estudantil entre Brasil e França. Para acessar o site deles e se informar melhor sobre possibilidades de cursos, visto, requisitos, bolsas, planejamento para morar fora, entre outros, clique aqui.
Se você estiver residindo na França com um visto de longa duração e/ou for cidadão europeu, irá aplicar diretamente com o sistema de educação francês. Para aplicar para licence 1 (primeiro ano de faculdadde), você precisa acessar o site Parcoursup, que gera todos os dossiês enviados para o primeiro ano no ensino superior.
Está aí um resumão das suas possibilidades como psicóloga(o)! Lembrando que os processos são dinâmicos e mudam constantemente, então é sempre importante se informar e confirmar as informações que você leu aqui.
Se você tem alguma dúvida, comente abaixo e boa viagem! :))